terça-feira, julho 06, 2004

ESPIRITO DE JOVEM


ESPIRITO DE JOVEM PARTE 1.

Sabe de uma coisa? Você deve voltar a correr?
Por que?
Porque precisa respirar vida.
Não entendi, por acaso respiro morte?
Tsc! Indiretamente, sim.
Desculpe minha ignorância mas não estou compreendendo o sentido dessa conversa.
Olhe para essa praça. O que você consegue ver?
Vejo ,o que você vê, vejo pessoas caminhando, crianças correndo.
Bom, então você não vê o que vejo.
Bem, talvez você deva estar reparando que há uma mistura de determinados tipos de pessoas e motivos na qual elas estejam caminhando, algumas devem estar caminhando por vaidade, outras o médico recomendou ,outras para emagrecer.
Não! Independente dos motivos que a levaram a estar aqui, todas essas pessoas estão aqui no fundo por um único motivo.
Qual?
A vida! As pessoas caminham para respirar vida, fugindo da comodidade dos tempos modernos, voltando as origens primordiais do homem, andar ,realizar trabalho, e respirar.
Será que todas pensam assim?
Talvez nunca tenham pensado, mas isso não é algo para ser pensado, na verdade já faz parte da nossa formação, é um instinto.
Acho que você tem razão, já senti isso no período que fiquei no cursinho.
Sentiu a necessidade de se movimentar, não foi?
Foi, mas pensei que isso era só comigo, pelo fato de eu ter tido uma vida praticando esporte.
Pode crer que isso acontece não só contigo, na verdade acontece com todos. Quando somos bebes nosso objetivo maior é se movimentar, em suma , andar. Quando criança ,corremos, sem motivo se quer, mas corremos , brincando , respirando vida. Depois na adolescência concentramos nossas atenções em namorar, toda a nossa resistência que adquirimos desde criança correndo pelo mundo ,nós concentramos tudo isso em prol de conquistar uma garota e depositar nossa resistência na demonstração de como somos bons para fazer sexo.
Passado esse período, entramos para o mercado de trabalho, o desejo pelo consumo e em alguns pelo conhecimento toma conta de nós nesse período, continuamos transando, mas agora sem a empolgação de demonstramos bravura, apenas fazemos isso para depositar naquela sensação de prazer o alívio de nossos problemas.
Enquanto isso a nossa corrida na infância ,é deixada de lado.
É isso ae! Você entendeu onde quis chegar. Então só depois de muitos anos ,quando você é acometido por uma doença onde o medico recomenda caminhada ou quando você está acima do peso , recorre a caminhada, algo que no fundo ajuda a todos inconscientemente a voltar as tradições da infância.
O desejo e necessidade de se movimentar!
Propriamente de poder correr, mas como já não tem o fôlego de outrora , se contentam com uma caminhada rápida.
Por que está me dizendo todo esse histórico da necessidade básica do ser humano?
Porque chegou a hora de você voltar.
É engraçado como você fala, quem escutasse isso, imaginária que eu fui um atleta profissional.
Talvez não tenha sido profissional, mas isso não descarta sua competência para correr.
Olha não tenho mais essa disposição, fiquei um ano praticamente sem correr, sem malhar, além do mais passei boa parte do ano sentado numa carteira de cursinho. Já tenho 20 anos, estou velho demais para isso.
A única coisa que envelheceu foi a sua concepção, provavelmente você adquiriu isso de outras pessoas com a qual conviveu. O fato meu camarada é que você ainda está muito jovem, é claro que está fora de forma, mas ainda pode voltar a ser o garoto de 13 anos que eu conheci.
Rsrsrsrs que besteira! naquela época eu ia no centro e voltava em 20 minutos.
Pois eu digo que você pode fazer isso de novo.
Tsc! Acho que não.
Eu tenho 25 ,e tenho fé que com muito treinamento eu possa cruzar os 5 Km em 20 minutos ou menos, como nos velhos tempos, então já que eu posso fazer isso, por que você não pode?
Porque eu mudei, não sou aquele garotinho de peito volumoso e corpo dividido que ficava lutando contra o cronometro para baixar os tempos. Não sou aquele garotinho que fazia mil abdominais 100 apoios, não sou mais um nadador, não sou mais aquele garotinho que tinha um metabolismo violento, uma resistência cardio-respirátoria violenta. Não sou mais aquele garotinho tranqüilo que ouvia legião urbana e se masturbava 3 vezes por dia. Eu não sou mais essa maquina.
Bom, pelo menos naquela época você era alguma coisa ou pelo menos tinha consciência de quem era. E agora, o que você é? Será que você é o resto do que você foi? Você foi renunciando aos poucos para estudar, depois largou de tudo em busca de obter uma formação acadêmica. Acabou que você não conseguiu êxito ate agora nos vestibulares e já não é mais o garotinho de 13 anos como você diz.
Independente do meu êxito ou não, eu não me arrependendo.
E não precisa, eu mesmo me arrependo por você, seu erro foi buscar algo novo e deixar o consolidado, acabou que você não conseguiu o novo e perdeu seu estilo de vida.
Tsc!(passei a mão no rosto, tive vontade de chorar) não sou nada, sou apenas tristeza, melancolia, frustração e ultimamente vivo de esperança de algum dia melhorar.
Ei! Levante a cabeça! Você é grande demais para ficar curvado, vou te ajudar.
Como?
Vou ajuda-lo a voltar seu estilo de vida.
Tsc! besteira, isso não vai resolver nada ,o que adianta voltar a Ter o vigor físico de antigamente?
Não sei! Só sei que se você se abdicar de tudo em prol de esperança é besteira, então enquanto a sorte não lhe sorri, você fica ocupado em busca de si mesmo.
Cara, temos que nos conformarmos que estamos ficando velhos ,não podemos ficar buscando o passado, não somos mais jovens como antes. Isso de certa forma é um tipo de loucura.
Loucura?
É! Não podemos viver nessa síndrome de “Peter Pan” o desejo de não querer envelhecer , se torna adulto.
Bom, eu nunca parei para pensar nisso, mas como você citou isso ,provavelmente você deve ter pensado nisso, sendo assim ,seja sincero, você também é acometido por essa sindrome.
Eu não.
É claro que é, vejo que você foi ate criativo , deu nome a sindrome. “Sindrome de Peter Pan”, rsrsrssr gostei.
Bom, eu vou embora.
Ei! Você ainda tem aquele tênis de corrida?
Sim! acho que está jogado atrás da maquina de lavar ,na área de serviço .
Então, tire as teias de aranha dele, amanhã nos iremos correr.
Eu não dou conta mais de correr
Dá sim,o que está faltando em você é um espirito de jovem, vamos então buscar esse espirito amanhã
Espirito de jovem! hum rum, ok! Amanhã então eu estarei aqui.
Ate amanhã Peter Pan
Tsc! Prefiro meu apelido de escola.
Ah! O demolidor? ok! Então, ate amanhã demolidor.
Tsc!tchau!!!