quarta-feira, julho 07, 2004

ESPIRITO DE JOVEM


ESPIRITO DE JOVEM PARTE 2


O tênis estava atrás do tanque, de fato havia algumas teias de aranha nele. limpei-o, e notei que apesar do tempo ele ainda estava em dia. De certa forma eram apenas a sujeira que denotava um ar de velhice ao tênis. Será que essa poeira também caberia a mim? Talvez ele esteja certo. Talvez eu devesse apenas tirar a sujeira da comodidade, afinal tudo que não se utiliza de alguma forma ou de outra acaba ficando empoeirado.
Comecei a fazer alongamento uma hora antes do encontro combinado para corrermos, as pernas estavam duras, não esticava, não conseguia encostar as mãos nos pés. Oh Deus! Isso já foi tão fácil para mim. Cada movimento era uma fisgada, uma evidência de como o corpo não deve parar nunca. Alonguei o pescoço, braços, costas, peito, abdômen, glúteos, coxas(nossa! Minhas coxas pareciam estar fatiadas) por fim alonguei a panturrilha, coloquei a velha bermuda e calcei o tênis limpo e fui ao encontro marcado.
_Vejo que chegou no horário, como se sente preste a correr?
_Não sinto nada demais, ou melhor, sinto sim! Estou me sentindo desajeitado com esse tênis grande com essa canela fina e essa bermuda desbotada, estou sentindo que parece que todos nessa praça estão me achando com cara de marinheiro de 1º viagem.
_Então está na hora de demonstrar que você não é.
_Ok! Vamos deixar o desejo de causar uma boa impressão de lado e vamos ao que interessa, afinal logo, logo vai anoitecer.
_Horas, por que está preocupado com o anoitecer, você sempre gostou de correr as 6:00 ,período no qual você achava bom porque quando você começava a correr ainda estava de dia e ao terminar já estava de noite, você gostava de passar por essa transferência do dia para noite correndo. Lembra- se disso?
Minha nossa! eu havia me esquecido desse ritual, achei engraçado ele ter se lembrado disso e ao mesmo tempo achei engraçado o fato de eu me preocupar com o anoitecer ,afinal eu sempre gostei da noite. Realmente eu estava descaracterizado.
_ é verdade, você tem razão! Dane-se se vai ficar de noite.
_ é isso ae! Vamos correr?
_vamos! Mas olha, vamos ir trotando ,bem devagarinho! Ok?
_Claro!
Começamos correndo bem devagarinho pela grana da avenida Goiás Norte. A grana estava verdinha, um verdadeiro tapete, corremos os 500 metros e eu já estava ofegante, ele começou a puxar assunto, reparei que ele fazia isso de propósito, pois correr e conversa ao mesmo tempo exigi-se mais da gente. Mas fui conversando monossilabicamente com ele, para não demonstrar total despreparo.
Ate que aos pouco ele foi ficando sem assunto, ele foi aumentando o ritmo e eu fui acompanhando, ao percebe que eu ainda conseguia o acompanhar, ele aumentou mais.
O desgraçado queria me forçar e ao mesmo tempo se exibir, nesse momento pensei que não foi um bom negocio estar ali. Comecei a ficar ofegante ,já não estava atento ao ambiente a minha volta, comecei a prestar atenção na minha respiração, imaginando como o meu pulmão estava encarando essa demanda que os músculos em movimento exigiam.
E o coração? Meu deus! Eu estava sentindo ele no meu ouvido, conseguia sentir e ouvir o batimento cardíaco, enquanto isso o ritmo aumentava e não consegui mais acompanha-lo, ele se distanciara bastante e eu fiquei com as complicações de um pulmão e um coração em agonia.
Parei sob a grama, me ajoelhei, a boca estava seca, pensei que minha glândulas salivares tivessem tido um colapso ao contrario das sudoríparas que exalavam um suor medonho, um suor contido, como se a muito tempo não trabalhasse tanto. Comecei a pensar que eu iria Ter um troço, uma parada cardíaca ou algo do tipo. logo em seguida comecei a sentir um certo bem estar, deitei na grana e fiquei observando as nuvens se movimentarem, gozado, percebi que aos 20 anos eu nunca havia reparado que ate mesmo as nuvens que transmite uma imagem de sempre ficarem intactas no ar ,as vezes se movimentam, ou melhor, correm! Achei engraçado isso! Como o que parece estar relativamente sempre parado possa se movimentar as vezes tão rápido? Logo a noite chegou, o que era azul ficou escuro, e eu que tinha o hábito de passar por essa transição do dia para noite correndo, acabei passando, agora , deitado! Mas achei bom, tudo aquilo, me fez lembrar de velhos hábitos e costumes, de certa forma eu estava me encontrando.
Terminava assim no meu 1º dia retornando a corrida.