quinta-feira, julho 08, 2004

ESPIRITO DE JOVEM

ESPIRITO DE JOVEM PARTE 3.


Na escola a gente aprende que os músculos são oxigenados a medida que realizam determinados movimentos, quando isso ocorre ,os músculos então participam de um procedimento aeróbico. Acontece que quando os músculos realizam determinados movimentos onde a exigência por oxigênio é maior do que o seu pulmão consegue oferecer, os músculos começam a produzir ácido láctico para compensar a falta de oxigênio, dessa forma os músculos participam de um processo chamado anaeróbio (ausência de oxigênio) isso é típico de algumas bactérias. Ate ae, tudo bem, você rotula isso como mais uma matéria que deve ser decorada. Mas em determinadas circunstâncias de nossas vidas, a gente passa por algumas coisas que se enquadram no que estudamos. E no momento toda essa explicação cabe a mim.
Ontem eu corri ,depois de um ano sem fazer nada, meus músculos se movimentaram o suficiente para exigir mais oxigênio do que meu pulmão poderia oferecer, sendo assim ,a produção láctica foi necessária. A única coisa que o professor não enfatiza quando aprendemos essa matéria, é como dói os músculos quando há a produção desse ácido.
Meu Deus! Tudo é sinônimo de dor, cada movimento reflete numa careta feia! Tento pensar em algo positivo, e algo me vem a mente: Bom, pelo menos eu posso passar o dia inteiro deitado, esperando o bendito ácido se dissolver. Fico deitado na minha cama ao lado da janela e novamente eu vejo as nuvens se movimentarem, como as nuvens de ontem.
Então começo a pensar que na verdade não existe nada que fique realmente parado. Tudo depende do seu ponto de referência,( GRANDE ISSAC NEWTON! OQUE SERIA DO MUNDO SEM VOCÊ?) nesse momento por exemplo, apesar de eu estar deitado, quem estiver fora do planeta terra , me verá em movimento de rotação. E falando em movimento de rotação ,me vem na mente a velocidade desse movimento, são 1.666 km/h, é uma coisa incrível pensar que a terra gira em torno de si com essa velocidade. E o mais incrível é a velocidade de translação ( movimento no qual a terra percorre em volta do sol) são 106 mil e 800 km/h. Minha nossa! Imagina como isso é rápido!!! E acho engraçado isso também, geralmente quando vemos o planeta Terra ,ela parece uma esfera imóvel, doce ilusão infantil a nossa imaginar isso. Na verdade nos percorremos o espaço dentro de uma bola que gira numa velocidade incrível, talvez por inércia esse movimento pode repercutir no movimento das nuvens que a gente presencia.
Fiquei devagando sobre esse movimentos ate chegar a conclusão metafórica : A Terra na verdade não passa de um corredor de pista ,correndo em volta do sol. Comecei a imaginar a terra como aqueles corredores de 400 metros ,que dão uma volta completa na pista de saibro. Que incrível, não? A via láctea na verdade é um centro olímpico de atletismo. Todos os planetas correndo em volta do sol.
O dia passou a noite chegou e eu passei ,novamente, por essa transição deitado. Hoje só foi repouso e reflexão.