sexta-feira, julho 09, 2004

ESPIRITO DE JOVEM


ESPIRITO DE JOVEM PARTE 5

Numa incursão respiratória , a quantidade de ar que entra e logo em seguida sai dos pulmões é de cerca de ½ litro. Mas é possível ,forçando –se a expiração ,eliminar mais de 1,5 litro de ar ,após a expiração normal. Esse é o “ar de uma expiração forçada”.
Da mesma forma, também após uma inspiração normal, pode –se inspirar forçadamente mais 1,5 litro de ar. Esse é o “ar de uma inspiração forçada”.
Somando- se o ar de uma inspiração normal com o ar de uma inspiração forçada e mais ,ainda , o ar de uma expiração forçada ,obtém –se o volume de ar que pode entrar e sair dos pulmões de uma só vez. Isso é o que se chama “capacidade vital” 3,5 litros ao total.
Ocorre entretanto ,que, mesmo quando você força para eliminar o ar dos pulmões ,sempre fica uma certa quantidade dele lá dentro, que você não consegue expelir .Esse é o ar residual .Normalmente , a quantidade de ar residual é em torno de 1,5 litro.
Então ,se você somar a capacidade vital com o ar residual ,vai encontrar a quantidade máxima de ar que os dois pulmões juntos podem comportar. A isso se dá o nome de “capacidade respiratória total” que perfazem um total de 5 litros.

Bom no momento, estou correndo e me vem isso na cabeça, talvez seja porque meus pulmões estão em atividade e isso me fez recordar tal assunto, da mesma forma que aquelas dores musculares me lembrou a aula do ácido láctico. A única coisa que não entendo é como ,apesar de uma capacidade total de 5 litros, ainda ter a sensação de insuficiência respiratória. Acho que se eu pudesse absorver mais uns 5 litros talvez me satisfazeres. Hoje resolvi correr sozinho, impor o meu ritmo.

A grama continua linda.
Os carros passam em altas velocidade pela avenida, deslocando a brisa para o gramado.
A brisa apesar de poluída é bem vinda, ajuda a conter o suor e refresca.
O pulmão começa a arder, acho que o ar está muito poluído.
Aumento o ritmo para sair da região de maior movimento, e de repente ,sinto uma dor repentina na barriga. Minha nossa! Estou bem longe de casa!
Paro de correr para, tentar, saber a procedência da dor de barriga, as vezes não é o que eu esteja pensando que seja, talvez seja apenas por causa da corrida. Mas depois de parar vem a constatação que a dor de barriga sentida não é nada de novo, na verdade não tem nada haver com a corrida e talvez seja de procedência de alguma coisa que comi e que no momento o organismo está afim de eliminar.
Eu penso comigo; “Que sacanagem do meu intestino, me alerta de tal necessidade, logo agora. E agora? O que faço?”
Olhei para todos os lados para me certificar de um local seguro para depositar o motivo da minha dor. Para meu total azar não havia um lote baldio, isso me fez notar que o setor realmente desenvolveu e não havia notado isso, para todos os lados que meus olhos aflitos se dirigiam, a única coisa que se via eram calçadas e muros.
Fiz um calculo mental da distância que eu estaria do meu sagrado vaso, cheguei a triste conclusão: havia 2 km aproximadamente. O desespero aumentou quando constatei isso, e com o desespero aumento também a vontade de soltar o barro. Não tinha outra opção, ou eu relaxava e cagava logo nas calças ,voltando para casa todo cagado ou eu arriscava rasgar essa distância no menor tempo possível.
Optei pela 2º opção e em disparada fulminante, valendo o prazer de cagar no vaso e afastando o constrangimento de borrar na roupa , eu corri feito um cavalo, corri atravessando sinal aberto ,pulando calçada, enquanto eu corria a dor aumentava, e a agonia junto com uma certa raiva que eu fiquei do meu intestino em promover isso comigo nessas circunstâncias, também aumentava.
De repente na metade do caminho eu encontro com meu amigo que também estava correndo e veio no meu encalço, ele me cumprimento e fez uma ressalva ao meu ritmo.
_rapaz aonde vai com tanta pressa?
Ainda correndo eu gritei:
_Para casa!
_Então vou te acompanhar ,também estou indo embora.
Droga! Ele deve estar imaginado que estou correndo assim apenas como forma de treinamento, sem saber que faço isso por uma justa causa.. Ele bem que tentou acompanhar mas eu cruzei o sinal aberto e só ouvi ele gritar:
_SEU LOUCO!VAI SER ATROPELADO
Loucura seria eu esperar o sinal fechar para eu passar, eu nunca estive tão contra o tempo como agora e fui correndo ,correndo, correndo e a dor foi aumentando e quando me dei conta não sentia nem o coração e nem a respiração. Malditos! só na hora do aperto é que vocês cooperam ,né? Quando eu estou fazendo uma corridinha vocês ficam me enchendo. Mas logo depois me redimi ,pensando que ainda bem que tanto os pulmões quanto o batimento cardíaco estavam ciente da situação de merda a vista.
Enfim vi o condomínio, entrei correndo ,subi as escadas torcendo para que a porta da sala estivesse destrancada e que não houvesse ninguém no santuário banheiro. Enfim, com grande sorte e satisfação tanto a porta quanto o vaso estavam disponíveis. Entrei ,sentei e destrui! Nossa!! que alívio !Acho que essa foi uma das minhas melhores cagadas! Ufa!!!!só depois que o barro principal desceu é que percebi como meu coração batia e como o pulmão ardia em chamas, mas não importa, pelo menos o pedido do intestino foi resolvido.
O dia se foi e a noite chegou ,e hoje passei por essa transição como um Rei, sentado no trono.