sábado, julho 10, 2004

ESPIRITO DE JOVEM


ESPIRITO DE JOVEM PARTE 6

_Existe algum motivo no qual explique por que determinadas coisas devam ser feitas na hora certa? Pode parecer uma pergunta sem contexto, mas enquanto eu estava correndo andei reparando que essa era uma oportunidade temporária em nossa vida. Quero dizer que no futuro mais distante não terei mais saúde para voltar. Um dia eu vou parar e nunca mais voltarei.

_Eu também já pensei nisso. Fico imaginando como será quando eu estiver 40 anos.

_40?A não, com 40 anos ainda dá para se fazer muita coisa, eu digo quando se estiver com 80 anos.

_É companheiro! Com oitenta anos realmente já não dá mais para voltar com nada. Nada de correr ,nada de ter belas noites de sexo ,nem dá para voltar o rosto e corpo belo que sua amada tinha quando vocês se casaram, deve ser uma vida muito triste se contentar apenas com o passado e com uma velha e detonada companheira ao seu lado.

Senti um certo amargo nas sua pronuncia , precisava rebater com certa moralidade aquilo que ele disse sobre a velha companheira, afinal eu não conceberia a mulher que passou parte de sua vida comigo como uma simples velha detonada.
_Bom, essa visão é um tanto juvenil.

_juvenil?

_juvenil e preconceituosa, quem disse a você que não poderei fazer sexo com minha mulher.

_Aaaa fala serio cara, com 80 anos você só vai usar o pinto para mijar, além disso durante a noite você vai se levantar 2 ou 3 na noite para esvaziar a bexiga e tomar remédio controlado.

_Pode ser, mas não vou olhar a minha mulher como uma simples velha detonada, vou
olha - lá como minha esposa, afinal ela será meu reflexo ,sendo assim, olhar ela como uma velha detonada e me ver como um velho detonado.

Reparei que minhas palavras o fizera refletir sobre os seus pontos de vista. Ele fez uma expressão irônica e disse:

_Desde quando você está demonstrando aptidão para defender os pontos de vista favoráveis aos velhinhos.

Senti um asno, uma ânsia em cuspir na cara dele por esse sacrilégio.
_Comecei a pensar a sim ,desde o momento que constatei que um dia eu chegarei nessa idade. Mas quando você disse que ao chegar a essa idade não podemos mais voltar a fazer mais nada ,eu me lembrei de algo que poderei retornar a fazer e terei o prazer de fazer.

_O que por exemplo? Exercícios você não poderá mais , atividades intelectuais também, pois nessa idade a gente começa a perder a lucidez .
_Não vou fazer nenhuma atividade física não ,também não quero estar preocupado com a lucidez.

- Então , o que vai fazer? Tentar se masturbar como fazia aos 13 anos?

Comecei a rir, por esse comentário final, mas logo me reconstitui e disse:
_Desenhar!

_Desenhar? Aaaa é! Você desenhava muito bem antes dos 13 !não era?

_Era! Na verdade minha paixão pelo desenho começo na sala do pré. Todo dia depois da aula eu tinha que ficar na sala aguardando minha mãe vir me buscar e nesse tempo, eu e uns outros colegas meus pegávamos aquelas folhas transparentes do caderno de desenho e colocávamos sobre as carteiras.

_Por que você colocavam uma folha transparente sobre a carteira?

_Porque nos estudávamos a tarde e o pessoal mais velho, do ginásio estudavam de manhã e desenhavam os desenhos mais loucos nas carteiras, sempre eram as mesmas carteiras no fundo da sala.

_RSrSRSRS até sei porque, geralmente é sempre o pessoal do fundo que fica inventando qualquer coisa para fazer ,fugindo da monótona aula .

_Pode ser, mas ainda bem que quem quer que seja essa pessoal, ela optou por fazer desenhos na carteira ao invés de fazer outra coisa, pois essa pessoa foi quem indiretamente deu o passo para eu e meus colegas se interessarem por desenhos.

_E depois?

_Bom, depois eu repassava esses desenhos para uma folha normal e reproduzia varias vezes o mesmo desenhos ou outros desenhos para pegar o hábito do traço.

_Mas espera ae! Vocês desenhavam pegando um desenho pronto e colocando debaixo de uma folha em branco ,ae vocês passavam o lápis por cima copiando o desenho?

_Era! Fizemos isso durante 1 ano ou 1 ano e meio, na verdade eu acho que fiz isso ,se não me falha a memória ate aos 8 anos, é! Ate aos 8 mesmo ,pois eu fazia a 2º serie, me lembro que já a partir da 2º serie eu comecei a copiar os desenhos não mais passando por cima, mas apenas observando, eu pegava o desenho original ,colocava ele em um local aonde eu pudesse ver todos os detalhes e em outro eu colocava a folha na qual eu iria copiar o ar o desenho original.

_ E os seus colegas, também conseguiram fazer isso, copiar um desenho só olhando?

_Não! Eles continuaram com o esquema de passar por cima, foi a partir desse momento que comecei a me diferenciar na reprodução de desenho, eu copiava muito bem os desenhos, fui desenvolvendo uma capacidade muito boa de desenho ,de observação na verdade.

_E você foi desenhando desse jeito ate que idade?

_Bom, aos 9 anos, eu comecei a comprar gibis só para poder ver alguns desenhos e tentar copiar ,pois ate então eu fazia uns desenhos de personagens que eu não conhecia. Assim, quando eu comecei a comprar gibis do super- homem ,X- men ,batman e outros eu fui me especializando em copiar só esse tipo de desenho, para mim desenho só servia se fosse de história em quadrinhos desses tipos de quadrinhos ,por que outro tipos como ;turma da mônica ,pato donald e esses outros eu odiava.

_Pô! Eu gostava era desses ae!

_Pois eu não! E começando a copiar os desenhos eu comecei a ler e tomar gosto pelas histórias dos gibis, e desse jeito surgiu uma verdadeira paixão minha por histórias em quadrinhos, comecei a colecionar as revistas do Super- Homem, depois aos 15 anos eu comecei a colecionar Batman, depois aos 16 eu me interessei pelas histórias do Demolidor e com 16 anos eu parei de comprar, as revistas mudaram de editora e ficaram muita caras, não conseguia comprar, e assim resolvi para de colecionar ,e também eu achava que os gibis eram um elo com uma infância inacabada, apesar de eu defender com todos os dentes que aquele tipo de gibis não são feitos para crianças, a imagem que traspassava para quem me via lendo esse tipo de leitura era essa, que eu ainda era um meninão, isso também foi um dos motivos para eu parar de comprar.

_Mas seja sincero, se você tivesse grana o suficiente para comprar os gibis e não fazer falta, você voltaria a compra – los ?

_Sem sombra de duvida, na verdade eu iria nessa casas de gibis antigos e compraria os números antigos desde o ultimo numero que eu comprei até ao atual , e leria todos para eu me atualizar sobre as estórias ,faria isso tudo num Domingo de folga. Mas eu ainda vou voltar sim a colecionar gibis, só estou esperando eu dar uma equilibrada.

_ É ! Você deve gostar mesmo de gibis. Mas e em relação ao desenho?

_Bom! Como eu estava te contando, quando eu cheguei aos 12 anos eu entrei em crise ,porque as pessoas viam os desenhos e diziam que eu era um bom desenhista, mas para mim, um desenhista tinha que conseguir fazer um desenho de cabeça ,só imaginando e desenhando ,e eu não conseguia fazer isso, eu só conseguia desenhar olhando, então eu não apesar de fazer aqueles desenhos ,não me considerava um desenhista, me considerava na verdade um bom observador ,que conseguia colocar no papel aquilo que eu enxergava .

_Entendo. Nossa! Mas são poucas as pessoas que consegue fazer copiar só de olhar.

_Mesmo assim! Para mim, eu só seria desenhista se conseguisse fazer desenhos de cabeça, então eu comecei a arriscar uns desenhos de cabeça. Fiquei os 12 treinando ,sem mostrar meus esboços para ninguém, quando cheguei aos 13 anos eu estava bem melhor, então comecei a criar meus próprios personagens ,enredo e assim meu próprio gibi, eu acabava de me tornar o desenhista e roteirista dos meus gibis.

_Interessante! Você começou a criar seus próprios quadrinhos.

_Foi! E no ano que eu tinha 13 anos ,o governo estadual promovia um campeonato de História em quadrinhos ,então eu resolvi participar, mandei dois gibis, um eu fiz sozinho e outro eu fiz em parceira com um colega meu, acabei ganhando em 1º lugar com o gibi que fiz sozinho e fiquei em 7º lugar com o gibi de parceira.
_Nossa! Que massa! Ganhou medalha ou alguma coisa do tipo?

_Ganhei troféu, teve divulgação do evento na televisão e apareci no jornal impresso, foi bem legal, para um garoto de 13 anos, aquilo ali para mim eu estava abafando, ali eu já me reconhecia como um desenhista.

_ E depois disso?

_Bom, depois disso eu comecei a decair digamos assim, eu ficava com preguiça de desenhar, então eu comecei a escrever, eu escrevia mais roteiros do que desenhar, e quando cheguei aos 14 anos, eu participei do concurso de novo. Não ganhei pelo desenho em si ,mas pelo roteiro que era muito bom ,então percebi que na verdade eu levava mais jeito para roteirista de história em quadrinhos do que propriamente para desenhista.

_E então ,você parou de desenhar.

_Fui parando aos poucos ,depois entrei na escola técnica e parei de desenhar. E na escola havia um ateliê de artes plásticas , lá eu comecei a mexer com algo que nunca havia mexido, comecei a pintar, pensei que a pintura seria fácil de pegar como o desenho acabou sendo para mim. Mas me enganei , a pintura requeria maior dedicação, e ao mesmo tempo eu comecei a mexer com musculação e acabei deixando de lado o mundo das artes para ir tentar definir o corpo. Depois disso ,nunca mais voltei a desenhar. A única coisa que levei comigo ,foi o novo gosto musical que absorvi, pois enquanto pintávamos a professora colocava umas musicas que me tranqüilizavam bastante, eram musicas cantadas por umas mulheres com voz de anjos ,eu então pedi as fitas emprestadas ,ouvia em casa ,anotei os nomes da cantoras ,comprei alguns CDs e após descobri que tudo isso fazia parte de um estilo de musica conhecido por ; New Age, me tornei adepto a esse estilo ,e ouço ate hoje.

_Então de toda uma pequena trajetória artística ,a única coisa que você levou consigo e cultua ate hoje é o gosto pelas musicas do estilo New Age?

_Pensando dessa forma ,é sim! A única coisa que sobrou foi isso.

_Não acha isso um pouco triste? Isso se parece com aquelas bibliografias de pessoas sucedidas que terminavam a vida abraçados com uma garrafa de pinga deitado numa calçada da vida.
_Independente de certa bonita ou não. O fato é que essa foi minha trajetória nesse âmbito, digamos assim, da arte, ate hoje, quem sabe algum dia eu volte, pelo menos eu tenho previsão de quando voltar.

_Aos 80 anos?

_Pode ser, por que não?

_É do mesmo jeito que você largou a corrida ,você fez o mesmo com o desenho, será que você consegue desenhar como antes?

_Com certeza não, precisaria de um tempo ,como estou fazendo com a corrida, para treinar o traço. Mas eu tenho uma coisa para contar que me aconteceu nisso tudo que achei interessante.

_O que ?

_Bom, quando eu tinha 13 anos ,estudava de manhã , fazia a 7 º serie na ultima sala do corredor próximo ao banheiro masculino. E algumas vezes na sala ,quando a aula estava chata eu começava a rabiscar alguns desenhos e desses rabiscos iam ganhando forma ate surgir um bom desenho. E assim, desenhava e apesar de legais, o pessoal lá na sala não davam determinado interesse, então aqueles desenhos ficavam ali nas carteiras. Ate que um dia eu tive que ir na escola durante a tarde para correr atrás de um professor por causa de notas e passei na porta da minha sala, a tarde era o pessoal da 1º serie que estudavam lá , e no momento que eu passei , já havia acabado a aula do primário, mas ainda dentro da sala tinham alguns garotos com umas folhas transparentes em volta de outro garoto que estava sentado numa carteira, me aproximei da sala ,achando interessante aqueles moleques ali em volta daquele menino que estava desenhando, então percebi que eles estavam desenhando, me aproximei e perguntei qual era o desenho que eles estavam fazendo, eles estranharam minha presença, mas logo um desinibido falou:

_”Moço! A gente está copiando uns desenho que um cara da manhã sempre deixa desenhado nas carteiras”.
O outro disse:
_”Eu bem que queria saber quem é esse cara que desenha o cara desenha bem até.”

Me aproximei para ver os desenhos e adivinha de quem era os desenhos.

_Eram os seus desenhos que você fazia na carteira durante as aulas chatas!?

_Eram! Mas não disse aos garotos que eram eu quem fazia, eu disse apenas que no futuro eles poderiam fazer desenhos como esse e até melhores. Pois eu conheci um cara que começou a desenhar assim, copiando desenhos. Ao ouvir isso um deles disse:

_”Nó! Se algum dia eu conseguir fazer uns desenhos desses eu vou ter o prazer de desenhar nas carteiras para que outros carinhas copiem meus desenhos.”
Sai dali emocionado, pois no passado eu fui um deles e agora estava fazendo o papel do cara que deixava os desenhos feitos na carteira para eu e meus amigos copiarem.

_Que legal cara! Pelo menos essa parte foi bonita.

_Tsc! Deixa disso cara, vamos correr.